Em meio a tantos investimentos, custos, despesas, trabalho de vendas, marketing e preocupações com faturamento e lucro que tiram o sono de todo empreendedor, um aspecto é esquecido por muitos: o contador.

Este profissional é de suma importância para todas as empresas no Brasil, além de ser obrigatória a presença de um contador

E isso independe da natureza da empresa: tanto as físicas quanto as online devem ter um contador responsável.

Qual o papel do contador em uma empresa online?

O fato de ser uma empresa online pode reduzir o número de obrigações, principalmente por causa do regime fiscal que será definido. Porém, todas têm um nível de exigência e as principais atribuições do contador são:

  • Providenciar o cumprimento de todas as obrigações legais e fiscais;
  • Gerar e atualizar os livros obrigatórios, conforme o regime fiscal da empresa;
  • Emitir os demonstrativos necessários;
  • Também pode gerar relatórios adicionais consultivos;
  • Representar a empresa em questionamentos fiscais e legais e fiscalizações;
  • Providenciar o Imposto de Renda da empresa e dos sócios.

Existe empresa que não precisa ter um contador?

Sim. As MEI (Microempresas Individuais) não são obrigadas a constituir um contador, pois o pagamento de imposto é feito por um valor fixo e não há obrigações de livros e demonstrativos.

Importante ressaltar que os MEI devem cuidar das exigências legais para serem enquadrados desta forma e quando deixarem de ser, porque esta mudança precisa acontecer.

Nesta hora é a vez do contador atuar: ele fará toda a transição de regime – documentos exigidos, taxas e novos procedimentos, que ficarão a cargo do contador, já que a empresa entrará na exigibilidade dele.

Qual o papel do contador na abertura de uma empresa online?

Será o mesmo que ele terá em uma empresa apenas física, respeitando claro as rotinas que as empresas online não são obrigadas a fornecer. Basicamente, o contador atua nas tarefas abaixo para a abertura de uma empresa:

  • Levantamento e coleta dos documentos necessários para abertura de CNPJ;
  • Redação e registro do contrato social na Junta Comercial estadual;
  • Processo de emissão de alvará de funcionamento;
  • Processo de emissão de licenciamentos específicos – de empresas online de venda de medicamentos, suplementos nutricionais, perecíveis e outros;
  • Autorização de funcionamento físico – estoque e fábrica.

Veja que alvarás e licenças independem da empresa existir online, porque muitas vezes ela tem uma base física – estoque, fábrica, centro de distribuição – e este fato obriga a requerer os documentos para funcionar.

E se uma empresa online não tiver um contador?

Além de uma obrigação para as empresas, ter um contador é também essencial para ajudar na administração do negócio.

O profissional domina as atividades financeiras e contábeis e tem conhecimento suficiente para sugerir controles, opinar sobre riscos e antever situações críticas. Além disso, a ausência dele pode trazer sérios problemas:

Dívidas fiscais

Um contador trabalha focado nos pagamentos recorrentes de impostos e taxas e alerta a empresa sobre essa agenda. Isso evita que empreendedores sem experiência esqueçam esses compromissos e acabem gerando dívidas que vão gerar surpresas: negativação em certidões de impostos, impedindo uma série de transações.

Risco de ilegalidade

Além do pagamento de impostos, existem as obrigações – declarações, guias, reporte de informações ao SPED e principalmente o uso do E-Social para empresas com funcionários.

Não ter alguém dedicado pode levar ao mesmo problema: esquecer de cumprir alguma obrigação, receber questionamento fiscal e ainda ser punido por não ter um contador registrado para representar.

Problemas de crescimento

Aqui entra o trabalho consultivo do contador, gerando relatórios que mostram se a empresa está com boa saúde financeira, se tem riscos de endividamento, desequilíbrio de despesas em relação ao orçamento, problemas de fluxo de caixa e de relacionamento bancário.

O contador de uma empresa online precisa ser funcionário?

Com certeza não!

Pelo contrário, para as pequenas e médias empresas, físicas ou online, e até um número crescente de grandes empresas preferem contratar uma empresa de contabilidade.

Desta forma, ela não precisa gerar uma estrutura interna para uma contabilidade e deixa tudo a cargo de quem tem experiência e conhecimento de todas as rotinas.

Se você tem uma empresa online, agora você sabe a importância de ter um escritório de contabilidade RJ para ajudar a solucionar seus problemas.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *