Como rastrear meu celular roubado

Infelizmente vivemos tempos de muita insegurança nas ruas, e apesar de todos os cuidados, nunca estamos imunes a ter o celular roubado.

É uma experiência terrível para qualquer pessoa, principalmente quando somos obrigados a entregar o aparelho e correr o risco de alguma violência. Além disso, nesta vida atual tão corrida, cheia de compromissos em tantos lugares, é muito comum as pessoas esquecer ou perder seus aparelhos.

Sabemos que, apesar de ser uma perda financeira grande, em especial os smartphones mais modernos e caros, as informações contidas neles são ainda mais valiosas.

Muitas vezes, podemos recuperar o aparelho através de ações simples, como rastrear o celular roubado ou perdido.

Vamos falar um pouco sobre esta possibilidade útil para tantas pessoas.

Mas e os dados? Como protege-los?

Certamente se o aparelho foi roubado, não há o que podemos fazer sobre o acesso aos dados – fotos, vídeos, documentos. Mas algumas ações simples podem evitar perdas dos dados ou até mesmo evitar que arquivos pessoais caiam em mãos erradas.

Evite ao máximo o armazenamento contínuo no seu celular

Temos ótimas cotas de memória nos celulares hoje em dia, mas fazer deles centrais de armazenamento é um grande risco para os dados. Você pode não só ficar sem o aparelho por roubo ou perda e ter seus dados expostos a estranhos, mas pode perde-los por algum defeito irreversível.

O ideal é sempre descarregar os arquivos em um computador, e não descarte a próxima dica.

Mantenha um backup em nuvem

A melhor forma de ter seus dados de volta é armazena-los em um serviço de nuvem – um servidor de uma empresa onde podemos acessar os dados quando desejado, inclusive através de computadores.

E no caso de perda, roubo ou defeito, sabemos como este serviço é fundamental. Algumas opções de clouding são gratuitas com ótimas cotas ou com cotas ainda maiores e por preços que valem a pena investir para ter como reaver aquelas fotos da viagem no paraíso do Pacífico e que você demorou demais para retirar do aparelho.

Como rastrear meu celular roubado no Android

Mas antes 1: você sabe o e-mail e senha do seu celular?

Você vai precisar do e-mail e da senha que foram usados para iniciar a sua vida no aparelho. Certamente foi um Gmail. Portanto, eu aconselharia guardar o e-mail e senha em algum lugar para ser lembrado em um momento de urgência como esse.

Mas antes 2: seu celular está pronto para ser achado?

Verifique nas Configurações do aparelho se ele está permitindo ser achado:

Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo

Passadas as fases acima:

01 – Em outro celular ou um computador, abre uma sessão do Google Chrome usando o mesmo e-mail e senha do seu celular.

02 – Acesse o Gerenciador de Dispositivos do Google (google.com/android/devicemanager) e logo na tela aparecerá o modelo do seu celular, dados da bateria e último acesso.

No mapa da tela ele aparecerá na localização exata deste momento da consulta que é atualizada dinamicamente.

Você tem 3 opções para o seu aparelho e seus dados:

03 – Você pode solicitar Reproduzir um som. É ótimo para achar o celular perdido em casa ou para que o taxista ou um colega no trabalho ouça e ache seu aparelho.

04 – Você pode Bloquear o aparelho com uma senha.

05 – Você pode Limpar todos os dados do aparelho. Esta opção só deve ser usada quanto não há mais esperanças de recupera-lo, pois ele não será mais achado pelo Gerenciador de Dispositivos.

 

Vale lembrar que este recurso só funcionará se o aparelho estiver conectado à rede de dados ou a um wi-fi que ele reconheça. Conheça mais recursos no seu smartphone e saiba mais com esse link.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *