Você já se machucou ao praticar algum tipo de esporte ou atividade física? Isso acontece muito hoje em dia com atletas de diferentes modalidades. É comum que ocorram contusões e lesões, quando um atleta está treinando para uma competição.
Start exercising | fitness guide г‚Єг‚№г‚їгѓЄгѓі hand drawn cartoon doing yoga exercise fitness images downlad_graphics picture 732365077_lovepik.com original size width 1369px hight 1024px
Neste caso, para ajudar o atleta a solucionar o problema e ter condições de atuar nas competições com uma boa performance, o fisioterapeuta é essencial.
A partir de agora vamos ver mais sobre o assunto e também as vantagens e desvantagens de seguir essa carreira.
O que é fisioterapia esportiva?
A fisioterapia esportiva, muitas vezes chamada de fisioterapia desportiva, é fundamental para a vida dos atletas. O fisioterapeuta formado nessa área vai utilizar métodos específicos para prevenir e tratar algumas lesões que podem ocorrer durante um treino ou a prática de um esporte.
O fisioterapeuta trabalha com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida e também melhores performances para os atletas. Dessa forma, seu rendimento pode ser visto em todas as conquistas.
O que é preciso para se tornar fisioterapeuta de atletas?
Para se tornar um fisioterapeuta esportivo é necessário fazer um curso superior em alguma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). O tempo médio para a realização do curso é de 5 anos.
Esse curso de bacharelado pode ser feito em várias instituições do país, tanto privadas como públicas.
Muito além de fazer o curso de fisioterapia desportiva, o aluno precisa ter amor pela profissão, pois só assim vai conseguir ajudar outras em sua reabilitação e crescer na carreira.
Quais as vantagens de seguir essa carreira?
Há muitas vantagens de seguir a carreira de fisioterapeuta esportivo. Mas aqui vamos ver 3 delas.
Melhor possibilidade de crescimento no mercado
Uma das vantagens de seguir carreira como fisioterapeuta de atletas é que há melhores possibilidades de crescimento no mercado. Com as pessoas se cuidando mais, investindo na qualidade de vida, há uma grande procura por esportes. Com isso, o fisioterapeuta tem maiores chances de atuação.
Os atletas estão sempre procurando por profissionais que possam fazer um acompanhamento especializado.
Maiores campos de atuação
Esse mercado está aquecido e a tendência é que continue assim, por isso, quem investe nessa carreira tem a vantagem de ter maiores campos de atuação. Há possibilidades de trabalhar em clubes e equipes profissionais, acadêmicas, como professor particular, em campeonatos e muito mais.
Esses profissionais têm sido cada vez mais valorizados por causa do desempenho que podem proporcionar aos atletas.
Melhor média salarial
Outra vantagem de seguir a carreira de fisioterapeuta para atletas é a média salarial que é melhor. Um fisioterapeuta esportivo ganha em torno de R$ 1.800,00 assim que se forma. Esse valor pode aumentar conforme o ganho de experiência e também com a região de atuação.
Há alguma desvantagem em seguir essa carreira?
Algumas pessoas podem até procurar por alguma desvantagem em seguir essa carreira. A única coisa que podemos citar é que, ao se tornar um profissional reconhecido, você terá melhores oportunidades de trabalho e isso pode fazer você ficar longe de parentes e amigos queridos.
0 comentário