Você já ouviu falar sobre ‘cotovelo de tenista’? Pode parecer estranho para você, mas grande parte da população sofre com essa condição.
Conhecida como cotovelo de tenista, a epicondilite lateral é um problema de saúde que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Esse problema é muito comum nos praticantes de tênis, por isso o nome.
É uma condição que pode comprometer e muito a qualidade de vida de uma pessoa. Por este motivo, vamos explicar neste artigo o que pode causar e quais os tratamentos para a epicondilite lateral.
O que é Epicondilite Lateral?
Epicondilite lateral é um desgaste que ocorre nos tendões e articulações, provocando muita dor na região do cotovelo, mais precisamente na lateral. Essa dor localizada no cotovelo também pode atingir regiões como braços e punhos, situação que pode provocar muita dor e também tornar ainda mais dificultoso a realização de algumas atividades.
Quando uma pessoa faz alguns movimentos repetitivos e também precisa lidar com sobrecargas para fazer alguma tarefa do dia a dia, é natural que algumas lesões apareçam nessa região, com isso, algumas atividades comuns do dia a dia podem se tornar um grande desafio.
Além disso, é possível que também apareçam lesões nas articulações de ombros e cotovelos, por causa da sobrecarga ou dos movimentos repetitivos.
O que pode causar o famoso ‘cotovelo de tenista’?
Esse processo inflamatório que atinge os tendões que ligam os músculos extensores dos braços, pode ser causado por alguns movimentos repetitivos associado a sobrecarga. Por exemplo, a prática de algumas atividades esportivas pode contribuir para o surgimento dessa condição.
A epicondilite lateral também é muito comum em indivíduos que precisam fazer movimentos repetitivos em seus locais de trabalho. Mesmo sendo conhecida como ‘cotovelo de tenista’, não é apenas esses profissionais do esporte que sofrem com tal condição clínica.
Outros profissionais também podem ter esse problema como, por exemplo, manicures, secretárias, digitadores, desenhistas e todo aquele que precisa movimentar muito o antebraço para a realização de uma tarefa.
Quais os sintomas do ‘cotovelo de tenista’?
A dor ocorre sobre o epicôndilo lateral, atingindo os músculos extensores. Seus principais sintomas são:
· Muita dor ao estender os punhos e também as mãos;
· A dor piora ao utilizar as mãos para apertar algo, abrir ou digitar;
· Dormência e formigamento no antebraço, mãos e punhos;
· Muita sensibilidade na região do cotovelo, além de inchaço em alguns casos;
· Limitação dos movimentos;
· Perda de força e rigidez.
É muito importante ressaltar que as pessoas que sofrem com essa condição, podem não apresentar todos os sintomas, ou seja, pode ser que se manifeste apenas alguns. Ainda assim, é necessário procurar ajuda médica.
Existe tratamento para epicondilite lateral?
Sim, existe tratamento para a epicondilite lateral. Para que o tratamento seja feito de forma eficiente é preciso consultar um ortopedista, pois somente esse profissional pode passar o tratamento correto com o objetivo de diminuir a inflamação e também os sintomas.
No entanto, o tratamento que será passado, vai depender muito da intensidade da dor e do grau do problema.
0 comentário