A PHP é seguramente uma das linguagens mais – se não a mais – usadas no mundo para o desenvolvimento de aplicações web.
Ela confere muita agilidade, interatividade e independência de plataforma para os sites. O processamento é feito no servidor e não nas máquinas clientes (usuários). Para o navegador são retornados apenas os resultados, o que torna a linguagem mais veloz.
PHP é mais segurança com dados de usuários
Por conta dessas características, a PHP confere mais segurança no manuseio de informações confidenciais que são geradas no site e ficam no banco de dados, como senhas de acesso, dados pessoais (CPF, endereço) e dados de pagamento (cartões de crédito) para que não precisem ser redigitados a cada uso.
Desta forma, a PHP confere 3 vantagens que são fundamentais quando estamos desenvolvendo aplicações web:
- Velocidade
- Estabilidade
- Segurança
Atenção com o dinamismo da linguagem PHP
Uma preocupação que deve estar presente no trabalho de um programador PHP é com as atualizações; surgem novas funcionalidades o tempo todo, além de integrações com outros sistemas – uma das grandes razões da popularidade da PHP.
Quais as atribuições de um Programador PHP dentro de uma empresa?
Basicamente, o programador PHP desenvolve programas utilizando a linguagem com bancos de dados de aplicações web – por exemplo, a base de informações de clientes de um site de e-commerce, com dados de entrega e de cobrança.
Além disso, ele deve também fazer manutenções e resolver bugs em sistemas já implementados e trabalhar constantemente para inserir novas funcionalidades e otimizar o desempenho dos servidores.
Quais os mercados de trabalho de um Programador PHP?
Podemos dizer que, em princípio, toda empresa que possui um site e/ou blog para comunicar-se com seus clientes necessita de um profissional que domine PHP para desenvolver, no servidor, todas as funcionalidades que vão aprimorar a experiência do cliente com a empresa.
Muitas empresas mantém equipes dedicadas de TI e entre os profissionais está o Programador PHP – ou o que é mais comum, um programador que domine linguagens, entre elas o PHP.
PHP dedicado nas empresas comerciais
Isso é comum em grandes empresas como bancos e empresas de varejo, para que tenham sempre um profissional (ou vários) atuando nas melhorias e correções, pois elas dependem muito da qualidade desta interação – e da segurança que a PHP proporciona.
PHP dedicado nas empresas de tecnologia
Mas um mercado bastante conhecido e está crescendo muito, e dependente do trabalho de programadores PHP, são as empresas desenvolvedoras de sistemas e aplicações web.
O profissional PHP é uma obrigação nelas, e com o aumento da importância do comércio online nos negócios, o mercado tende a crescer sempre.
Quais os passos para ser um Programados PHP?
Existem empresas que até financiam um curso de PHP para seus funcionários; é uma forma qualifica-los e, com isso, estarem sempre um passo à frente na modernidade de tecnologias.
Isso demonstra o nível de importância que a linguagem tem hoje em dia e você pode usufruir muito desta visibilidade. O primeiro e maior passo é fazer um curso de qualidade para agregar este conhecimento ao seu perfil técnico e enriquecer seu currículo.
Você também pode trabalhar por conta própria em projetos de micro e pequenas empresas, o que pode levar a uma projeção e trabalhos maiores.
0 comentário