Todo pós-cirúrgico requer atenção e cuidados, ainda mais se o paciente for uma pessoa muito ativa, pois após o procedimento, é natural que pessoas ativas queiram fazer atividades mais rápido.
Isso acontece ainda mais quando se trata de uma cirurgia por videolaparoscopia. Algumas pessoas acham que por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, podem realizar atividades como correr.
Vários corredores que precisaram passar por cirurgias tiveram dificuldades para aceitar que precisavam obrigatoriamente ficar de repouso. Você também é corredor e vai fazer uma cirurgia laparoscópica? Quer dicas para seu pós-operatório? Continue lendo.
Cirurgia laparoscópica
A cirurgia por vídeolaparoscopia ou laparoscópica, na verdade, se refere ao mesmo procedimento e é hoje uma das cirurgias mais realizadas no mundo.
No passado, era necessário fazer cirurgias abertas, ou seja, com o abdômen aberto. Com o avanço da medicina e da tecnologia, as cirurgias laparoscópicas realizam o procedimento sem a necessidade de grandes aberturas.
Nesse tipo de cirurgia é necessário apenas fazer uma pequena abertura no abdômen para introduzir uma pinça com uma microcâmera.
Como impacta na vida do corredor?
A cirurgia laparoscópica é uma das melhores atualmente, por isso, para quem é corredor e vai fazer esse procedimento, pode ficar tranquilo. Embora estejamos falando de uma cirurgia minimamente invasiva, é preciso que o atleta fique ciente de que a corrida precisará ser suspensa por alguns dias.
No entanto, depois que o procedimento é realizado e o pós cirúrgico é satisfatório, o atleta logo será liberado para voltar a praticar suas corridas. A vantagem dessa cirurgia para quem gosta de correr é que o tempo de recuperação é muito mais rápido do que em outros tipos.
Cuidados no pós-operatório
Mas todo atleta que corre e precisa passar por essa cirurgia, necessita ter cuidado especialmente no pós-cirúrgico. Com um pós-operatório bem feito, o atleta voltará para a corrida o mais breve possível. Por isso, veja algumas dicas importantes sobre o que fazer logo após o procedimento.
Siga todas as instruções médicas
Nunca pense que uma crença popular vai ser ideal para a sua recuperação total. É muito importante que o corredor siga as orientações médicas para voltar às suas atividades o quanto antes.
Além disso, não tente fazer as coisas da sua maneira, achando que assim, será mais fácil a sua recuperação. É preciso fazer tudo o que foi recomendado para que o atleta evite possíveis complicações.
Correr nem pensar!
O atleta não pode nem pensar em correr dias depois da cirurgia. Não é porque é uma cirurgia menos invasiva que o corredor vai voltar a correr nos dias seguintes. Ela também oferece riscos pós-cirúrgicos, assim como qualquer outra atividade. Deste modo, jamais pense em correr sem permissão médica.
Nada de esforço físico
Nada de fazer esforço físico durante o pós-operatório, isso poderia causar algum problema e sua recuperação ser ainda mais prolongada. Nada de fazer tarefas de casa, ajudar a carregar algo, subir e descer muitas escadas, pular ou até mesmo fazer qualquer atividade física.
Não fique parado demais
Outra dica importante é não ficar parado demais. Todo pós-cirúrgico necessita de algum movimento por parte do paciente para evitar problemas de coagulação. Assim, movimentar-se um pouco diariamente é recomendado.
0 comentário