Se você é morador do Rio ou São Paulo e já passou no entorno de algum dos estádios nessas regiões, no período de chuva forte, sabe o que é enfrentar um alagamento. Os moradores e transeuntes dessas regiões precisam lidar com esse problema todos os anos.

Durante fortes chuvas é comum diversos estádios alagarem, prejudicando campeonatos de futebol e também a vida das pessoas que precisam lidar com essa situação. Mas, porque os alagamentos ocorrem nos estádios, mesmo quando passam por reformas? Você vai entender a partir de agora, o que está envolvido nessa situação e o que pode ser feito.

Alagamentos – Por que ocorrem?

Os alagamentos podem ser causados por vários motivos. A maioria é por causa da falta de saneamento básico e coleta de lixo. Com rios, bueiros e galerias entupidas de lixo, a água da chuva não encontra passagem e assim, se acumula na região causando o alagamento. Outro motivo é a ocupação irregular no entorno de rios, ou a falta de manutenção neles.

Por que muitos estádios do Rio e São Paulo alagam no período de chuva?

Os alagamentos ocorrem devido a diversos fatores. Mas se tratando de alagamento em alguns estádios do Rio e de São Paulo, a situação é um tanto curiosa e revoltante.

Mesmo depois de passarem por reformas, alguns desses estádios continuam alagando durante fortes chuvas. Então onde está o erro? Às vezes não está nos estádios, mas no entorno deles, ou seja, nas vias públicas.

É comum situações como essa que estamos tratando aqui, ocorrerem quando há uma defasagem nas redes pluviais e quando não há manutenção nas galerias e bueiros. Mas em muitos casos, o motivo é uma briga entre setor privado e público, sobre quem tem a obrigação de realizar tal melhoria nas vias públicas no entorno do estádio.  

O que pode ser feito para evitar esses alagamentos?

Uma empresa de desentupir esgoto em Osasco ressaltou a importância da manutenção em galerias e bueiros das vias públicas, principalmente num perímetro em volta do estádio. Isso poderia ser de grande ajuda, junto com outras medidas, para evitar que os estádios alagassem.

Somente com a manutenção desses locais não será possível combater o problema, é preciso também investir na construção de redes de drenagens com um planejamento urbano eficiente. Da mesma forma, é fundamental fazer a limpeza de rios. Por exemplo, quando o nível do rio Tietê sobe, o estádio José Ferreira Alves geralmente alaga.

Transtornos para a população e torcedores

O alagamento no estádio de futebol pode provocar grandes perdas, não apenas materiais, mas também financeiras. Afinal de contas, quando a grama do campo é danificada, é do nosso bolso que sai o dinheiro para reparar os danos.

Além dos danos que os estádios sofrem, os torcedores também são prejudicados, quando precisam enfrentar alagamentos no entorno para entrar no estádio, isso quando a partida não é cancelada.

A população que precisa transitar no entorno do estádio também sofre, tanto os que utilizam carros quanto os que precisam andar a pé. O risco de acidente é grande, além de contaminação pela água suja.

Categorias: Futebol

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *