O estresse é uma parte inevitável da vida. Sete em cada dez adultos dizem que experimentam estresse ou ansiedade diariamente.
A maioria diz que isso interfere pelo menos moderadamente em suas vidas.
É impossível eliminar, mas você pode aprender a controlar o estresse, e a maioria das pessoas costuma fazer.
Você provavelmente já sabe que os exercícios são uma ótima maneira de manter a forma física, controlar o peso, melhorar a saúde cardiovascular e fornecer energia.
Mas também há benefícios mentais e emocionais nos exercícios regulares, incluindo ajuda na saúde mental.
Existe uma ligação clara entre a atividade física e uma diminuição na probabilidade de ansiedade, depressão e ataques de pânico. Esses efeitos ocorrem biológica, psicológica e emocionalmente.
Benefícios Biológicos
O esforço físico libera endorfinas, que são substâncias químicas no cérebro que funcionam como analgésicos naturais.
As endorfinas não apenas estimulam sentimentos positivos, mas também melhoram o sono. O sono, por sua vez, reduz o estresse e melhora a ansiedade.
Deixando as endorfinas de lado, os exercícios energizam o corpo, fazendo com que você se sinta bem durante e após a atividade.
Melhor humor, melhor sono e melhores sentimentos reduzem os sintomas fisiológicos e psicológicos da ansiedade.
Benefícios psicológicos
A ansiedade pode consumir tudo, e é essa sensação avassaladora de preocupação ou medo que pode levar aos ataques de pânico.
Praticar atividades físicas que você considera desafiadoras e agradáveis o distrai de pensamentos obsessivos e prejudiciais.
É um dos meios e formas de como tratar a síndrome do pânico, mas não deve ser encarado como um tratamento único.
Sua mente descansa, de certa forma, enquanto seu corpo trabalha. É importante encontrar uma atividade que apresente um desafio e uma atividade na qual você esteja interessado para obter os maiores benefícios.
O exercício indiferente que parece mais uma tarefa árdua do que uma atividade divertida não é útil e pode levar a mais estresse e ansiedade.
Esta atividade não precisa ser um exercício pesado; trata-se de fazer seu coração bater mais forte e afastar sua mente de preocupações.
Benefícios emocionais
Dar a si mesmo o objetivo de mais atividade física e realizá-la fará com que se sinta realizado. Buscar e manter um estilo de vida mais saudável também aumentará sua confiança.
Autocontentamento e confiança são incrivelmente benéficos para manter a ansiedade sob controle, uma vez que a maior parte da ansiedade tem suas raízes no conflito interno.
Quem tem síndrome do pânico pode fazer atividades físicas?
Quem tem síndrome do pânico deve saber que a atividade física vai contribuir na recuperação do transtorno emocional.
Como visto acima, já são diversos estudos que mostram que as pessoas que sofrem com esse tipo de problema de saúde têm uma tolerância bem baixa aos exercícios físicos, assim como baixo condicionamento cardiorrespiratório.
Dessa forma, praticar regularmente atividade física é um ótimo tratamento coadjuvante para quem tem síndrome do pânico.
Assim, os exercícios vão trazer sensações muito parecidas com a síndrome, tal qual a sudorese e taquicardia. No entanto, de forma muito positiva.
Essa diferença na positividade ajuda a pessoa a compreender e controlar as suas crises de pânico e ansiedade.
0 comentário