Com o passar dos anos muitas pessoas foram entendendo que ter um animal de estimação em seu lar, pode ser o significado de muita descontração, alegria e saúde.

Diferentes de alguns que propagam a ideia de que o animal só trás problemas, algumas pesquisas atestaram que o convívio entre animais e pessoas pode proporcionar muita alegria, bem-estar, qualidade de vida e saúde para os membros da família.

Saiba mais sobre este assunto neste artigo.   

Por que ter um animal de estimação?

Um animal de estimação pode trazer muitos benefícios para os donos. E se tratando de saúde, o benefício pode ser ainda maior. Não é à toa que existe um programa em alguns hospitais do país, em que o cachorro interage com alguns pacientes e o resultado é visto na resposta ao tratamento.

Os animais de estimação mais comuns nos lares brasileiros são os pássaros, cães e gatos. No entanto, tem crescido o número de animais de estimação menos tradicionais, como galinha e coelhos, que podem ser comprados em qualquer loja agropecuária.

Veja agora alguns benefícios de ter um pet em casa.    

Acaba com a solidão

É do conhecimento de todos que os animais de estimação podem acabar com a solidão que algumas pessoas sentem.

Pessoas que geralmente ficam muito tempo sozinhas, especialmente, nesta pandemia em que todos precisam cumprir o isolamento social, o animal tem sido uma companhia indispensável para acabar com a sensação de solidão.

Reforça o amor próprio

Ter um pet em casa também pode ser fundamental para aumentar a autoestima do dono. Os animais costumam dar muito carinho aos seus donos, e esse carinho é verdadeiro, pois eles não possuem a capacidade de raciocinar a ponto de nos julgar.

Sendo assim, o dono começa a gostar ainda mais de si mesmo.

Reduz o estresse e a depressão

Os animais de estimação também podem aliviar os sintomas de estresse e depressão. O convívio com os pets cria uma relação de carinho e afeto, e isso por si só já é o suficiente para ajudar no tratamento.

Já ficou provado que dedicar um tempo no dia para o animal pode ter resultados correspondentes a um tratamento com remédios de farmácia.

Dá disposição e convívio social

Quem tem um pet precisa todos os dias criar uma rotina de passeio, para que o animal possa fazer suas necessidades fisiológicas ou para dar um banho de sol. Essa rotina tem ajudado muitas pessoas a melhorar a saúde como um todo.

Além da caminhada fazer bem para o dono e o pet, também estimula o convívio social, uma vez que novas amizades vão surgindo nesse trajeto, tornando a pessoa mais comunicativa.    

Torna o dono mais responsável

Outro benefício de ter um pet em casa é porque gera uma sensação de responsabilidade, ideal para quem está em tratamento para depressão.

O trabalho de alimentar o pet, além de dar banhos, remédios, e muitas outras responsabilidades, pode gerar no dono a sensação de compromisso, obrigando o dono a sair do seu estado de isolamento.     

Aumenta a felicidade

Os animais foram criados para nos dar alegria e tornar a nossa vida mais significativa. O resultado de ter um pet em casa não poderia ser outro: nos torna pessoas mais felizes.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *