O Brasil é o segundo país com mais academias ativas em todo o mundo. Isso significa que aqui em nosso território esse setor é muito promissor e muito rentável. Por isso vale muito a pena investir nesse negócio.

Mas para abrir uma academia é preciso fazer cálculos importantes, pois é um investimento alto, em comparação a outros investimentos.

Muitas coisas precisam ser pensadas, por isso, neste artigo vamos mostrar alguns passos fundamentais para que você tenha sucesso no setor fitness.

Antes de montar, crie um plano de negócio

Todo negócio, por menor que seja, precisa de um plano de negócios, sendo assim, para abrir uma academia esse planejamento é ainda mais necessário.

Por meio desse planejamento você vai definir alguns fatores essenciais. Por se tratar de um investimento alto, você pode optar por ter uma sociedade. Mas não esqueça de fazer antes uma consulta sócio para não entrar em furada.

Outro ponto importante também é quanto aos valores iniciais que serão investidos, pois os equipamentos de uma academia exigem uma boa quantia investida, além de todos os outros investimentos necessários nessa fase.

Conquiste seu espaço em meio a concorrência

Como dito antes, o brasil tem muitas academias, isso significa que as chances de você ter um concorrente por perto são maiores.

Por isso, escolha de forma estratégica o endereço de sua academia. Você precisa achar seu espaço no meio da concorrência. Por exemplo, você pode abrir uma academia próximo de alguma instituição de ensino superior.

Além disso, você pode oferecer serviços complementares como suporte de uma nutricionista, suplementos desportivos e alimentares, artigos esportivos, apoio de um médico do esporte e muito mais.

Tudo isso vai deixar o seu negócio diferente da concorrência.

Faça uma pesquisa sobre o mercado fitness

Essa dica é muito importante para todo aquele que deseja investir no mercado fitness. É preciso fazer uma pesquisa antes de abrir o negócio.

Você pode procurar por especialistas nesse mercado para entender como funciona, quais as necessidades. Além disso, você precisa também saber administrar um negócio desses, afinal de contas o lado financeiro é o termômetro da saúde do seu negócio.  

Faça a contratação de profissionais

Se você vai abrir uma academia precisa ter a ajuda de profissionais experientes na área. Por isso, a contratação é certa. São profissionais que vão lhe ajudar na funcionalidade do ambiente.

Por exemplo, você vai precisar no mínimo de um personal trainer ou educador físico. Vai precisar também de uma pessoa que se encarregue de fazer a limpeza do ambiente e outra para ficar na recepção.

Os funcionários são de extrema importância para o bom funcionamento da sua futura academia.

Tenha um negócio atraente para seu público

Sua academia precisa ter um modelo de negócio atraente para seu público. Por exemplo, há pessoas que largam muito tarde do trabalho e por isso só poderiam ir a uma academia tarde da noite.

Você pode colocar sua academia para funcionar em horários que as outras academias já estão fechadas.

Invista em propaganda com boas estratégias de marketing

A propaganda precisa ser feita de forma intensiva e através dos meios corretos. Você pode espalhar cartazes e banners pela região, além de fazer a divulgação nas redes sociais.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *