Algumas coisas no nosso dia a dia podem desencadear em nós a ansiedade. Algumas pessoas já sofrem com esse mal há muitos anos, sofrendo com suas consequências. Quando uma pessoa fica ansiosa, ele começa a imaginar possíveis acontecimentos, que na maioria das vezes nunca ocorrem.  

Essa condição é extremamente grave para algumas pessoas que já sofrem com outras doenças. A ansiedade pode causar problemas como taquicardia, suor em excesso, dores de cabeças e muitas tensões musculares, sem falar nos muitos problemas digestivos.

Poderíamos ficar aqui falando de vários problemas que essa doença causa, mas ao invés disso, vamos agora mostrar algumas dicas simples que qualquer pessoa pode colocar em prática no seu dia a dia e controlar a ansiedade.

Evite pensamentos negativos

Evitar os pensamentos negativos é fundamental para controlar a ansiedade. Esse problema é muito influenciado pela forma como pensamos, e os pensamentos negativos podem ser devastadores. A sensação de insegurança é alimento para o surgimento ou a intensificação de um quadro de ansiedade.

Esses pensamentos normalmente afetam a autoestima da pessoa. Sendo assim, é essencial evitar os pensamentos negativos. Sempre que surgirem, tente bloqueá-los por pensar em coisas positivas. Acredite em si mesma e tenha uma visão realista da situação.

Busque ajuda de um profissional médico

Outra forma de não deixar a ansiedade afetar sua autoestima é procurar ajuda médica. Normalmente esses médicos fazem um tratamento com o uso de alguns remédios para aliviar os sintomas da ansiedade.

Da mesma forma, procure um dentista para cuidar da aparência e seus dentes, já que geralmente quem sofre com ansiedade desenvolve algum problema bucal. Por meio de um plano odontológico faça um tratamento dentário, pois isso também vai contribuir para a sua autoestima.

Diminua o tempo nas redes sociais

Evite ficar horas e horas navegando nas redes sociais apenas para ver se alguém comentou ou curtiu a sua postagem. É possível que esse tempo de espera possa causar muita ansiedade.

Outra coisa que não ajuda é ficar comparando a sua vida com o que os demais estão mostrando ali nas redes sociais. Esse tipo de comparativo só gera ainda mais ansiedade. Dessa forma, o melhor é reservar um período durante o dia para dar uma navegada rápida e nada mais.

Se exercite com freqüência

Você com certeza já deve ter ouvido falar que os exercícios fazem muito bem para quem sofre com ansiedade. Faz bem porque quando nos exercitamos, o nosso organismo libera hormônios que nos ajudarão a sentir mais prazer e bem-estar e controlar os efeitos da ansiedade. Isso vai ser muito importante para a nossa autoestima. 

Assim sendo, faça algum exercício, mesmo que não seja numa academia. Pratique o que gosta. Você pode caminhar, correr ou até mesmo dançar.  

Invista numa boa alimentação

Ter uma boa alimentação não significa comer nos horários corretos e com prato cheio, muito pelo contrário. Para ter uma boa alimentação é preciso investir em proteínas e gorduras boas. Também se faz necessário diminuir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como doces e massas.

Evite também alimentos que sejam industrializados e que contenham muito sódio. Alimentos naturais contribuem para a redução da ansiedade e aumentam a autoestima.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *