Os anticoagulantes, como a enoxaparina, são medicamentos que ajudam a tratar ou prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Eles são administrados para reduzir as chances do desenvolvimento de doenças graves, como derrames e ataques cardíacos.

O coágulo de sangue é uma forma de interromper o sangramento de feridas externas. Embora esse processo seja útil nessas situações, quando acontece nos vasos sanguíneos, pode impedir o fluxo de sangue para os órgãos, como o cérebro, coração ou pulmões.

Dessa forma, os anticoagulantes atuam interrompendo o processo de coagulação. Esses são os famosos medicamentos que “afinam o sangue”. Contudo, vale destacar que essas substâncias não tornam o sangue mais fino, mas desintegra possíveis coagulações. Neste artigo, você vai entender para que servem os anticoagulantes e quais os sintomas de coagulação sanguínea. Acompanhe!

Para que serve anticoagulante?

Se um coágulo bloquear o fluxo de sangue através de um vaso sanguíneo, a parte afetada do corpo ficará sem oxigênio, deixando de funcionar adequadamente. Dependendo do local em que a coagulação é formada, pode levar a problemas mais sérios, como derrames ou pequenos derrames, ataques cardíacos, trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.

O tratamento com um medicamento anticoagulante pode ser recomendado se o seu médico acreditar que você tem grande risco de desenvolver um desses problemas. Isso pode ocorrer quando você já teve coágulos sanguíneos anteriormente ou foi diagnosticado com uma condição, como fibrilação atrial, da qual pode causar a coagulação do sangue.

Os anticoagulantes também são prescritos para quando uma pessoa passa por uma cirurgia e precisa passar por um período de repouso mais longo. Isso porque, embora a inatividade seja fundamental para a recuperação, pode aumentar o risco de desenvolver um coágulo sanguíneo.

Sinais de coagulação sanguínea

Com relação à trombose venosa profunda, ela ocorre quando um coágulo se forma em uma das veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, mas às vezes no braço. Os principais sintomas dessa condição é o inchaço em uma das pernas ou em um dos braços, dor ou sensibilidade nas pernas, coloração avermelhada ou azulada na pele e uma das pernas com toque mais quente.

Os coágulos podem se desprender de uma trombose venosa profunda e viajar para o pulmão, causando uma embolia pulmonar, condição que leva a uma falta de ar repentina, dor aguda no peito que pode piorar com respirações profundas, frequência cardíaca elevada e crise de tosse inexplicável. Nesse caso, é fundamental procurar ajuda médica imediata para que o tratamento seja bem-sucedido.

A coisa mais importante que você pode fazer para prevenir a formação de coágulos sanguíneos é saber se você está em risco. A coagulação é uma condição grave, mas também pode ser evitada. Por isso, é essencial conhecer seu histórico familiar, se precisar ficar acamado por qualquer razão, pergunte ao seu médico quais as melhores opções para prevenir um coágulo e caso você tenha o costume de passar muito tempo na mesma posição, levante-se e estique as pernas a cada duas ou três horas.

Gostou deste post sobre a função dos anticoagulantes? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e espalhar este conteúdo para todas as pessoas ao seu redor!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *