Da mesma forma que é nossa tarefa proteger nosso corpo e mantê-lo saudável, também cabe a nós proteger nossa saúde mental.

São muitas as pequenas coisas do dia a dia que, se as fizermos todos os dias, ajudam-nos a ter um bom estado psicológico.

São muitas as ações que, se realizadas diariamente, mantêm nosso cérebro saudável, protegendo nossa mente e nosso estado de espírito de problemas emocionais e cognitivos, como falhas de memória, problemas de atenção e transtornos mentais.

A seguir vamos descobrir 5 hábitos diários psicologicamente saudáveis, relacionados não só com o campo cognitivo e a ausência de transtornos mentais, mas também que nos façam desfrutar de boas relações sociais.

1. Mantenha o cérebro ativo

Quanto mais tempo nosso cérebro fica inativo, mais nos custará para iniciar.

Para evitar isso, é imprescindível que em nosso dia a dia incorporemos atividades que exijam um pouco de esforço mental, por mínimo que seja.

Mesmo que estejamos de férias ou curtindo a aposentadoria, é muito importante evitar que o cérebro pare porque, assim, no momento em que tivermos que voltar a trabalhar ou quisermos desfrutar de algo minimamente intelectual, será uma verdadeira odisseia.

2. Estabeleça metas e organize

Um hábito psicologicamente saudável que todos devemos incorporar é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.

No caso de trabalhadores e alunos isto é especialmente importante porque, ao estruturarmos a nossa rotina de trabalho e estudo.

Na medida em que a cumpramos atingindo os pequenos objetivos que constituem o grande objetivo que nos propomos, evitaremos situações como, por exemplo, ter que trabalhar muito no último minuto.

Por isso, organize uma rotina de exercícios, crie metas e se quiser alcançar mais rápido, pode procurar pelo melhor termogênico para ajudar.

3. Durma o suficiente

Dormir o suficiente é um fator de proteção e promoção da saúde psicológica.

Existem pessoas que precisam dormir mais do que outras, mas geralmente a maioria de nós precisa dormir entre 6 e 8 horas.

Dormir muito pouco nos deixa mentalmente cansados, colocando-nos de mau humor porque não somos capazes de fazer nossas tarefas diárias de maneira adequada, enquanto dormir muito dificulta nossa concentração e ficamos “maltratados” o dia todo.

Você precisa saber como encontrar o equilíbrio certo para desfrutar de uma saúde psicológica ideal.

4. Seja assertivo

Os hábitos que promovem uma boa saúde mental não são apenas cognitivos e físicos, mas também sociais.

Assertividade é a capacidade de dizer o que pensamos, mas de forma socialmente adequada e sem violar os direitos ou sensibilidades dos outros, mas fazendo valer os nossos.

Ser assertivo é um hábito que nos protege de mau humor e transtornos mentais, além de melhorar nossas relações sociais e identificar quais não valem a pena.

5. Expresse-se criativamente

A arte tem sido a ferramenta de expressão emocional desde tempos imemoriais.

Desde os tempos pré-históricos, os humanos se expressaram com pinturas rupestres nas paredes das cavernas e, ao longo da história, grandes pintores, escultores.

Em última instância, todos os tipos de artistas se destacaram expondo seu mundo interior com todos os tipos de representações artísticas. Podemos fazer exatamente o mesmo.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *