Abrir um negócio online e ganhar dinheiro na Internet é o objetivo diário de milhões de brasileiros:
- Insatisfeitos com a atual vida profissional
- Tem um negócio físico e precisam expandir no mundo digital
- Estão desempregados e num cenário onde a melhora parece longe
E empreender online não precisa nem deve ser uma opção de emergência. Com uma pesquisa calma e alguns estudos, um negócio online pode tornar-se uma opção de sucesso, com ótimos retornos e independência profissional.
Para isso, como em todo negócio, precisamos avaliar alguns pontos para chegar na melhor escolha. Vamos falar de 3 passos para começar a ganhar dinheiro através da Internet.
Sucesso!
1 – Escolha um nicho que você domine ou tenha afinidade
O empreendedorismo digital está em todos os nichos, mas isso não quer dizer que devemos escolher o que está tendo os melhores resultados e projeções.
No fim, trabalhar através da Internet também vai exigir dedicação, disponibilidade e muito conhecimento sobre o que você está vendendo, pois um momento de hesitação ou erros de planejamento podem representar muitas vendas perdidas para a concorrência.
Então a dica aqui é: escolha entre segmentos que você realmente domina ou que tenha um desejo muito grande de atuar. Sem uma dessas opções, a frustração no dia a dia cheio de compromissos, metas e responsabilidades será tão grande quanto a frustração no antigo emprego. E tendo de se dedicar para ganhar dinheiro.
2 – Entenda as rotinas do negócio escolhido
Estar online pode ganhar uma visibilidade muito maior diante de milhões de pessoas ao mesmo tempo, e com isso a possibilidade de mais negócios e vendas. Sem dúvida, esse é um fato.
Porém, exceto se o seu negócio for 100% digital – infoprodutos, assessoria e consultoria, entre outros – você vai ter uma rotina operacional cheia de obrigações e problemas inerentes a ela – com pessoal, por exemplo.
E muita gente subestima este contexto e é um grande erro que pode custar um negócio. É preciso estar consciente das características e preparado para suar bastante por trás da telinha e atender da melhor forma os clientes captados na telinha.
3 – Faça um Plano de Negócios abrangente e detalhado
O Plano de Negócios é o documento mais importante para a criação de um negócio, físico ou online. Nele estará toda a história futura:
- Linha de produtos
- Estudo de público-alvo e concorrência
- Precificação
- Valores de investimento e capital de giro
- Despesas de regularização e abertura da loja
- Metas de faturamento, despesas mensais e lucro
- Prazo de retorno estimado
- Plano de Marketing
O Plano de Negócios não para nestes itens, você deverá pensar em todas as variáveis alguns mais específicas – licenciamentos ambientais, por exemplo. Mas o importante é não esquecermos item algum e atribuir valores reais, sem superestimar receitar ou subestimar despesas.
A ideia não é travar o negócio, mas se algo trava-lo é porque é preciso rever números e expectativas. E a melhor hora é justamente agora.
4 – Invista no Marketing Digital
Estar online não garante estar sendo visto, principalmente com a projeção que você necessita. É preciso investir em formas de estar visível e da forma eficiente.
Ter um site com muitas visitas e um Facebook movimentado podem ser ótimos, mas podem ser muito melhores. E será que você está vendendo o que poderia, da forma como está hoje?
O Marketing Digital é onde vamos buscar as estratégias, ferramentas e ações que permitem potencializar a visibilidade de um negócio online, atrair uma audiência maior e mais qualificada para o seu nicho, aumentar muito as chances de negociações e vendas.
É um ótimo investimento – e muito menor do que o senso comum de quem investir na internet é caro. E existem profissionais muito qualificados para mostrar os melhores caminhos de cada negócio.
Encontre nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre como ganhar dinheiro na internet.
0 comentário