Transformadores: Para que serve e qual é a sua real importância

É muito comum vermos nos postes próximos a nossa residência, a existência de um objeto que fica preso no topo do poste, ou se você reside em apartamento, já deve também ter observado uma grande caixa próxima ao seu prédio.

Todos nós sabemos que se trata de um transformador, importante para o fornecimento de energia. Mas o que de fato é um transformador e para que ele serve? Aprenda agora um pouco mais sobre ele e qual a sua real importância.

O que é um transformador?

O transformador é um dispositivo que tem como objetivo realizar a transmissão de energia ou potência elétrica entre circuitos, ou seja, ele pode aumentar ou diminuir estipulado valor de tensão.

Esse dispositivo é formado por um núcleo e por duas bobinas. O primeiro é constituído por um elemento muito imantável. O segundo é constituído por um número distinto de espiras, que são isoladas eletricamente de si para si. Elas recebem o nome de primária, que é responsável por receber a tensão da rede elétrica e a secundária, onde a tensão já sai modificada.  

Para que serve um transformador?

O transformador tem um papel muito importante na rede elétrica. Ele tem o papel de converter a voltagem de uma eletricidade. Para que você entenda, a voltagem é o tamanho da força elétrica que leva os elétrons em torno de um circuito.

Em grande parte, esses dispositivos transformam a eletricidade de alta tensão em uma voltagem menor. Esse processo é de extrema importância para o fornecimento de energia elétrica residencial, visto que a eletricidade que chega das usinas de energia, a todo momento possuem uma voltagem muito alta, inviável para ser usada nas casas.

Onde encontrar?

Se no momento você estiver precisando desse produto você pode recorrer a fábrica de transformadores.

Na fábrica de transformadores, e que são muitas espalhadas por todo o Brasil, você poderá fazer o seu pedido. Além disso, você poderá conversar com um profissional capacitado sobre cada tipo de transformador e o que melhor atende a sua proposta.  

Tipo de transformadores

Os transformadores podem ser considerados conforme alguns aspectos como, por exemplo, o propósito, a quantidade de fases, a espécie, o material do núcleo e outros. Vejamos agora 2 tipos:

Corrente

Esse tipo de transformador tem por objetivo identificar ou mensurar a corrente elétrica que percorre em um cabo ou em uma barra de alimentação, modificando-a em outra corrente de voltagem mais baixa. Ele é muito usado para alimentar aparelhos eletrônicos que não conseguiriam suportar altos níveis de corrente.

Distribuição

O transformador de distribuição é utilizado especialmente pelas distribuidoras de energias, além de usinas fabricantes de energia. Eles são utilizados para distribuir energia fabricada até o consumidor final, com voltagens distintas do que o produzido, conforme a espécie de consumidor.

Número de bobinas

Como vimos anteriormente, um transformador geralmente possui duas bobinas. Mas ele também pode ter três bobinas, ganhando o nome de terciária, e também podem ter somente uma bobina, conhecida como autotransformador.

Número de fases

O transformador monofásico é específico para alimentar circuitos de utilização industrial ou de comando. Os que são utilizados nas residências também são monofásicos.

O transformador trifásico é o que se encontra nas vias públicas, transformando a tensão que recebem em 220 V ou 127 V.

O transformador polifásico concede a tensão para sistemas que precisam de mais fases por meio do sistema trifásico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *