Você gosta muito de escrever, sempre criou redações e textos ótimos, elogiados por todos e entende profundamente do tema que vai desenvolver no seu blog.

Tudo pronto para o sucesso de tráfego nas suas páginas, mas de repente onde está a inspiração para escrever o próximo artigo? E quando as ideias não surgem e o desespero com os prazos vão afastando cada vez mais a criatividade do teclado?

O bloqueio criativo é o nome que damos para estes momentos angustiantes, quando precisamos produzir para atender prazos ou para gerar a frequência do nosso blog. Isso acomete todo e qualquer redator e até os escritores famosos.

Não adianta desesperar. O segredo é descobrir qual a sua forma de desligar do problema e deixar que a inspiração volte. Você está sem ideias para elaborar seus textos? Veja dicas para superar o bloqueio criativo.

01 – Contra a falta de ideias: antes de tudo, respire fundo

Você tem um artigo grande para entregar amanhã e nada saiu para o papel? Como falamos antes, não se desespere em hipótese alguma.

A preocupação crescente nos leva para lugares onde não deveríamos estar nesse momento: se você vai atrasar, se o cliente vai reclamar do atraso, se vai ficar bom. E todas elas apenas sabotam os seus pensamentos para o principal: nada!

02 – Contra a falta de ideias: pare de pensar no trabalho

Se o bloqueio chegou, evite lutar contra ele, isso só gera mais cansaço e angústia. Prefira parar de pensar no trabalho e ir para outro espaço próximo e relaxar. Está em casa? Vá para outro cômodo, coloque uma música e relaxe.

Certamente as ideias se reorganizarão e insights surgirão. Mas sem pressa – ou pelo menos, a menor pressa possível.

03 – Contra a falta de ideias: comece a escrever conforme vem à mente

A tendência é sempre começarmos um artigo pelas partes mais difíceis: o cabeçalho e a introdução. A grande parte das ideias sobre um tema vai ficar entre o fim da introdução e o final do artigo.

Então, procure escrever tudo que vier à mente, mesmo que ainda não esteja em uma ordem lógica e correta de texto. Esta é uma forma de:

  • Se motivar produzindo o artigo em si, independente de que partes dele estão prontas;
  • Descobrir os ganchos para criar a introdução.

Escrever em brainstorm é uma boa tática para produzir um artigo que normalmente ficará maior do que o necessário e você poderá aparar excessos, repetições e trechos que perderam relevância depois de uma nova lida.

Você também pode contratar um redator para elaborar alguns artigos e ajudar a atender sua programação de postagem ou seus trabalhos com clientes para atender emergências.

04 – Contra a falta de ideias: se relacione com pessoas

Escrever é um ato solitário, e a tendência é nos isolarmos para construir artigos sem distrações. Isso é o natural de um escritor.

Porém, o contato com pessoas, incluindo as desconhecidas, ajuda muito a agregar novas ideias para temas que você escreve e não sabia, ajuda a mudar o estilo da escrita e agregar conteúdo que nos tire do cardápio que vai ficando menor à medida que mergulhamos no dia a dia da produção textual.

 

Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *