A escola devia ser um local bem seguro para qualquer criança isso mesmo, devia! A cada ano que passa o número de acidentes ocorridos na escolas de esportes só cresce, o que deixa os pais muito preocupados com a segurança dos seus filhos.

Para que sua escola também não entre nessa estatística, é preciso adotar alguns procedimentos para tornar a sua escola mais segura.   

Utilize piso moeda em locais apropriados

O ambiente escolar é um local muito agitado, principalmente nos horários em que há um grande número de crianças. Todos nós sabemos que as crianças precisam de correr, mas isso pode provocar um grande acidente.

Diante disso, a escola precisa adotar alguns meios para diminuir as chances de acidentes em alguns locais estratégicos. Uma boa maneira de reduzir esses acidentes é por aplicar piso moeda ou piso de borracha como é conhecido, no piso. Existem muitos fornecedores desse produto.

Após analisar o melhor modelo de orçamento, a direção poderá fazer a contratação da empresa ideal para a colocação de piso moeda na escola, aumentando assim a segurança do ambiente.

Prefira às rampas ao invés de escadas

A escada é um dos locais que mais ocorrem acidentes, seja no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar. Novamente se tratando de atletas, é preciso fazer algumas escolhas certas e evitar contusões.

Para reduzir as chances de acidentes em locais como escada, prefira adotar a rampa como meio de acesso, já que elas oferecem menos risco do que a escada. Além de adotar a rampa como meio de acesso, você pode utilizar o piso de borracha ou faixas antiderrapantes para aumentar a segurança do local.   

Dê uma atenção maior à quadra da sua escola

O parquinho é sem dúvida o local mais desejado e disputado da escola, mas também é onde acontecem os maiores acidentes.

Alguns parquinhos possuem o espaço bem pequeno e por conta disso, os brinquedos ficam muito próximos. O resultado é que com pouco espaço para se movimentar, as crianças terminam se machucando.

Por isso, procure deixar o parquinho com espaço suficiente para que as crianças corram, deixando um brinquedo distante do outro. Caso o tamanho do ambiente não permita essa adaptação, então o mais indicado é diminuir na quantidade de brinquedo existente ali.

Use telas para impedir acidentes com os alunos

Algumas escolas funcionam em prédios de dois ou três andares. Outras funcionam apenas com a parte térrea mesmo, mas possuem muitas janelas. Para evitar que alguma criança caia de um dos pisos, ou se machuque brincando na janela, o ideal seria instalar telas de proteção em todo o ambiente.

É importante escolher bem o profissional para este tipo de trabalho, para que o serviço seja bem feito. Da mesma forma, é preciso ficar atento ao tipo de material que será usado na tela.  

Dê orientações todos os dias para os alunos

Orientar nunca é demais, principalmente em um local como escola. Sendo assim, é interessante dar orientações diariamente para os alunos sobre questões de segurança como não correr pelos corredores, evitar pisar no molhado ou correr perto de piscina, não empurrar e outras recomendações.

Além disso, você pode também determinar horários para usar determinado ambiente, estipular faixa etária para determinado brinquedo e muitas outras normas que ajuda a deixar a escola mais segura. 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *