Qual a melhor opção: carro 0km ou seminovo?

O carro novo – ou o primeiro carro – é um sonho da maioria dos brasileiros. Segundo pesquisas recentes da SCPC, ter um carro novo é o principal objetivo de 41% das pessoas entrevistadas, superando até mesmo o tradicional sonho da casa própria com 39%.

Cenário econômico ainda preocupa

Porém, o cenário econômico dos últimos anos, e ainda sem uma perspectiva de grandes melhoras, são as taxas altas de juros dos financiamentos e a contenção de consumo de muitas famílias, com o medo da recessão se prolongar e o fantasma do desemprego que já assola mais de 13 milhões de pessoas.

Apesar deste cenário pessimista, muitas pessoas precisam trocar de carro por vários motivos ou queiram aproveitar as oportunidades de um mercado com muita oferta de veículos e pouca procura.

Os preços caem, o que para as pessoas que têm o dinheiro para comprar à vista ou com uma carta contemplada por exemplo, é uma excelente chance.

Mas o mercado de veículos seminovos cresceu bastante nos últimos anos, e qualidade e a atualidade dele também, e tornou-se uma fonte interessante. Será que vale a pena? Qual a melhor opção: carro 0km ou seminovo?

Avaliando o preço: carro 0km ou seminovo?

Este é um ponto onde o carro seminovo pode levar muitas vantagens. E o nome disto é simples: a depreciação – algo como a desvalorização natural de um bem durável quando começa a ser usado.

Ela se aplica em equipamentos de produção também, e nos automóveis pode ficar entre 10% e 25% de queda no preço só após o primeiro ano, e isso torna os preços dos carros seminovos mais atraentes.

Configuração: carro 0km ou seminovo?

Neste ponto, os carros seminovos podem levar uma boa vantagem. Afinal, são veículos que foram modificados pelos proprietários e podemos encontrar com diversos acessórios.

Comprar e equipar um carro novo – e quando isso é possível – pode custar muito caro, o que vai impactando no valor dele e do financiamento. Encontrar um carro seminovo com os acessórios que desejamos está cada vez mais fácil, por conta da oferta de veículos no mercado.

Então, se você quer um carro mais equipado além dos itens de fábrica, procurar nos seminovos pode ser uma boa opção.

Se não importa a condição do carro e sim ter um carro, você pode contar com uma carta contemplada para realizar esse sonho.

Garantia: carro 0km ou seminovo?

Se por um lado os carros seminovos ganham no quesito preço, é importante ressaltar que estamos comparando itens que têm outros fatores que pesam no que chamamos de valor final. E um dos principais é a garantia.

Nos carros seminovos, o risco é totalmente do comprador na grande maioria dos casos. E mesmo quando há a garantia da loja, ela cobrirá poucos itens e por pouco tempo. Uma ação importante aqui é investigar ao máximo o estado do carro e, se preciso, levar um especialista para avaliar mais a fundo.

Nos carros novos, existe a garantia de fábrica por anos, o que dá um conforto muito maior para o comprador.

Manutenções: carro 0km ou seminovo?

Este item dependerá diretamente do estado de funcionamento do carro seminovo. Mas ele não escapará de várias revisões que são necessárias para manter e prolongar a vida do veículo.

Os carros novos também devem passar por revisões periódicas e planos de manutenção. Considerando um carro seminovo em ótimo estado e sem problemas mecânicos, um carro novo pode ter um gasto maior com as revisões. Por outro lado, elas asseguram o cumprimento da garantia, caso seja necessária.

Ou seja: um problema técnico pode ser resolvido sem custo, pela garantia, se as revisões forem feitas nas oficinas credenciadas. Para os carros seminovos, o custo do reparo é totalmente do comprador.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *