Pra que serve a contabilidade consultiva?

Você tem um negócio, seja uma pequena ou grande empresa, sabe da necessidade de uma contabilidade para ajudar nas suas finanças e assim conseguir deixar a sua empresa no azul. Pois sabemos que uma má administração do dinheiro da empresa, principalmente quando se mistura com o dinheiro pessoal, pode levar uma empresa à falência em pouco tempo.

Por isso, se você não quer isso para sua empresa, vamos contar aqui sobre a contabilidade consultiva e a importância dela. Continue lendo para que você entenda para que serve e como contratar.

 

O que é a contabilidade consultiva

Toda empresa de contabilidade presta consultoria para pessoas físicas e jurídicas, mas quando falamos sobre a contabilidade consultiva estamos falando sobre uma prestação de serviço mais próxima do seu cliente, atuando de maneira direta na sua contabilidade.

Pode-se dizer que é um trabalho que está em mais contato com o cliente, dessa maneira tanto você, quanto o seu contador conseguem juntos ver melhores resultados para a empresa.

É um trabalho mais personalizado e pensando diretamente no que o cliente precisa e no que ele já vem fazendo em relação a suas finanças.

 

Porque contratar um contabilidade consultiva?

Você que já tem uma empresa de contabilidade, ou um contador que presta serviços a você com certeza deve ficar na dúvida de porque deveria contratar um serviço como o da contabilidade consultiva.

A primeira delas é para administrar melhor seu dinheiro, e a segunda é para conseguir ter melhores resultados de lucros. Pois com essa consultoria mais perto do cliente o contador consegue analisar mais detalhadamente a saúde da empresa e as suas projeções para o futuro. Dessa maneira você pode conseguir encontrar pontos que antes não tinha visto que precisava melhorar.

 

Como isso poderá ajudar na minha empresa?

Muitas vezes as empresas que possuem contabilidade externa, apenas recebem um balancete mensal e pronto. Mas no fundo não tem os reais dados sobre a saúde da empresa e as projeções de lucro para os próximos anos.

Isso acontece porque é um serviço padrão com resultados padrões. Mas quando é investido na contabilidade consultiva, aquele contador vai até a sua empresa, se instala por uns dias a analisa a fundo tudo o que é relativo as finanças. Podemos dizer que ele lê as entrelinhas do seu balancete e então consegue te ajudar a melhorar as questões financeiras, que no momento podem não estar ruins, mas que não possuem boas projeções.

Ou ainda pode ajudar a melhorar os lucros que já estão bons, mas que podem ficar melhores.

Sendo assim, se você quer sua empresa crescendo e lucrando isso é muito importante.

 

E para o contador qual a vantagem?

Os contadores também têm dúvidas sobre o porquê prestar a contabilidade consultiva. Mas essa resposta é ainda mais fácil, você consegue personalizar o seu atendimento aos seus clientes, consegue melhores resultados para a empresa deles e assim consegue mais lucro no seu trabalho, além de mais clientes.

Ser um contador que presta esse tipo de serviço e sabe realmente ir a fundo nas pesquisas e análises pode melhorar e muito o seu próprio valor de mercado, encontrado clientes que vão pagar caro para tê-lo em sua empresa.

Assim todos saem ganhando com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *