Não são apenas os jogadores de futebol ou aqueles que praticam atividades físicas que devem se preocupar com os joelhos e procurar por um ortopedista Manaus. O risco de lesões é grande para as pessoas que não tem dedicação integral para o esporte, por isso, estar atento e procurando cuidados é bem importante.

Sem acompanhamento de médicos a disposição como os atletas profissionais tem, como que os esportistas amadores ou os causais devem saber quando procurar por ajuda médica? Se sentem dores nas articulações do corpo já é um sinal de que está acontecendo algo e que precisa de um diagnóstico.

Ortopedia do esporte

A medicina esportiva é uma das áreas que vai estudar como a atividade física pode influenciar a vida das pessoas. Diferente do que se imagina, o profissional não vai atender somente atletas e esportista que querem acompanhamento para manter a forma, fazer reabilitação ou evitar lesões.

A ortopedia do esporte vai incorporar os aspectos educacionais, clínicos e de investigação das lesões dos atletas para conseguir tratar esportistas de alto nível, mas também os atletas de lazer de diferentes faixas etárias. Eles tratam um espectro bem amplo de lesões atléticas para adultos e crianças também.

Dor no joelho

O joelho é formado por ligamentos, ossos, músculos e meniscos. Por isso, sentir dor nessa região pode ser por diferentes causas. Algumas dores podem acontecer fora da articulação onde estão os tendões. Para esse caso, há a tendinite ou para-tendinites, que são percebidas quando há algum dano nas estruturas localizadas ao redor dos tendões.

Além disso, existem as dores que surgem dentro da articulação. As principais que se destacam são as provocadas por alguma lesão de cartilagem que pode ser degenerativa e em algum ponto, causar lesões nos meniscos.

Em relação a prevenção, as contusões estão relacionadas a torções, mas choques e quedas também. Dependendo da atividade física em que se participa, também existem fatores como desalinhamento, sobrecarga dos joelhos e falta de estabilidade. Por isso, cuidados para conseguir combater o sobrepeso, realizar alongamentos antes de começar uma atividade física intensa, usar palminhas para absorver o impacto e procurar também a orientação de um profissional.

Quando há a lesão, os métodos de tratamento para a dor vão depender da localização da dor. Em alguns casos, é necessária intervenção cirúrgica, conseguindo corrigir as dores e lesões para garantir que o paciente consiga voltar a praticar atividades físicas depois que se recuperar da cirurgia.

A procura por um ortopedista deve ser indicada através dos sintomas. Com a sensação de dor ou de algum desconforto no joelho que dure por mais de 48 horas e que não passa mesmo tomando analgésicos, existe uma chance grande de ter acontecido alguma lesão ou dano mais severo e deve ser procurado um médico.

Portanto, há o ortopedista do esporte é bastante indicado para atletas, mas também para quem pratica atividades físicas casuais que adquiriram uma lesão ou até mesmo, para quem busca indicações de como fazer exercício sem lesionar.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *