O que faz um programador PHP dentro de uma empresa

A PHP é seguramente uma das linguagens mais – se não a mais – usadas no mundo para o desenvolvimento de aplicações web.

Ela confere muita agilidade, interatividade e independência de plataforma para os sites. O processamento é feito no servidor e não nas máquinas clientes (usuários). Para o navegador são retornados apenas os resultados, o que torna a linguagem mais veloz.

PHP é mais segurança com dados de usuários

Por conta dessas características, a PHP confere mais segurança no manuseio de informações confidenciais que são geradas no site e ficam no banco de dados, como senhas de acesso, dados pessoais (CPF, endereço) e dados de pagamento (cartões de crédito) para que não precisem ser redigitados a cada uso.

Desta forma, a PHP confere 3 vantagens que são fundamentais quando estamos desenvolvendo aplicações web:

  • Velocidade
  • Estabilidade
  • Segurança

Atenção com o dinamismo da linguagem PHP

Uma preocupação que deve estar presente no trabalho de um programador PHP é com as atualizações; surgem novas funcionalidades o tempo todo, além de integrações com outros sistemas – uma das grandes razões da popularidade da PHP.

Quais as atribuições de um Programador PHP dentro de uma empresa?

Basicamente, o programador PHP desenvolve programas utilizando a linguagem com bancos de dados de aplicações web – por exemplo, a base de informações de clientes de um site de e-commerce, com dados de entrega e de cobrança.

Além disso, ele deve também fazer manutenções e resolver bugs em sistemas já implementados e trabalhar constantemente para inserir novas funcionalidades e otimizar o desempenho dos servidores.

Quais os mercados de trabalho de um Programador PHP?

Podemos dizer que, em princípio, toda empresa que possui um site e/ou blog para comunicar-se com seus clientes necessita de um profissional que domine PHP para desenvolver, no servidor, todas as funcionalidades que vão aprimorar a experiência do cliente com a empresa.

Muitas empresas mantém equipes dedicadas de TI e entre os profissionais está o Programador PHP  – ou o que é mais comum, um programador que domine linguagens, entre elas o PHP.

PHP dedicado nas empresas comerciais

Isso é comum em grandes empresas como bancos e empresas de varejo, para que tenham sempre um profissional (ou vários) atuando nas melhorias e correções, pois elas dependem muito da qualidade desta interação – e da segurança que a PHP proporciona.

PHP dedicado nas empresas de tecnologia

Mas um mercado bastante conhecido e está crescendo muito, e dependente do trabalho de programadores PHP, são as empresas desenvolvedoras de sistemas e aplicações web.

O profissional PHP é uma obrigação nelas, e com o aumento da importância do comércio online nos negócios, o mercado tende a crescer sempre.

Quais os passos para ser um Programados PHP?

Existem empresas que até financiam um curso de PHP para seus funcionários; é uma forma qualifica-los e, com isso, estarem sempre um passo à frente na modernidade de tecnologias.

Isso demonstra o nível de importância que a linguagem tem hoje em dia e você pode usufruir muito desta visibilidade. O primeiro e maior passo é fazer um curso de qualidade para agregar este conhecimento ao seu perfil técnico e enriquecer seu currículo.

Você também pode trabalhar por conta própria em projetos de micro e pequenas empresas, o que pode levar a uma projeção e trabalhos maiores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *