A alimentação e a prática de alguma atividade física são quase uma lei universal em termos de bem-estar e ainda qualidade de vida. Porém, é muito importante aprender a como equilibrar os dois. É necessário incluir na alimentação os nutrientes necessários para melhorar a atividade física, de maneira saudável e ainda natural.

Quando se pensa em uma vida saudável, a união de alimentação que vai trazer os nutrientes para organismo e a prática de atividades físicas regulares são a combinação perfeita. Para que a dieta de pontos funciona de maneira correta, vai ser necessário arrumar o equilíbrio entre as duas para melhorar a performance. 

Quem pratica alguma atividade física precisa de uma alimentação equilibrada e adequada, precisando encontrar proteínas, carboidratos e gorduras, junto com minerais, vitaminas e fibras. 

Além disso, é fundamental ingerir água antes, durante e depois das atividades, pois hidratar o corpo é fundamental para manter a temperatura corpora e ainda melhorar o desempenho do metabolismo. 

Veja também: Hábitos Saudáveis para Emagrecer em Casa

Equilíbrio de nutrientes

Consumir carboidrato é muito importante para quem pratica atividade física, pois ele é quem fornece a energia para o corpo. Pode ser encontrado no arroz integral, batata doce, feijão, macarrão, pães integrais e em vegetais de folha verde escura.

Ele é a primeira fonte de energia, com um consumo adequado, é possível otimizar o estoque de glicogênio muscular, onde armazena o carboidrato para praticar as atividades físicas. Assim, a recuperação é muito mais tranquila e os resultados também.

A recomendação depende muito da atividade física e do gênero, além da ingestão que vai ser feita no dia a dia. Geralmente, para quem é atleta, a recomendação é de 6 a 10g de carboidrato por cada quilo do peso. 

Água

Quando se pensa em nutrição, não é possível deixar de lado a lembrança de tomar água. No calor, beber líquidos vai ser importante mesmo antes, depois e durante a atividade para poder equilibrar o corpo das perdas de suor. 

A recomendação é tomar 500 ml antes de fazer a atividade e depois lembrar de tomar um copo de água a cada 20 minutos. Essa recomendação é ideal ainda mais para as atividades aeróbicas.

Lipídios e proteínas

Os lipídios são ótimos para ter energia para o músculo, além de ajudar no crescimento. Ele é ideal, mas o equilíbrio se deve ao consumo e qualidade de gorduras, escolhendo a gordura do abacate, azeite, e outros que trazem mais benefícios para o organismo. 

As proteínas são essenciais em todas as refeições, pois elas são fundamentais para o crescimento dos músculos, além de unhas, cabelos e tecidos do corpo. Além disso, contribuem para diminuir o índice glicêmico das refeições, evitando o acumulo de gordura. Pode ser encontrada nas carnes de diferentes tipos.

O ideal é fazer um bom planejamento alimentar com um profissional para que possa se adaptar ao seu estilo de vida, passando por um padrão que vá se adequar aos seus objetivos. Muito importante equilibrar os dois para conseguir melhorar os resultados e saúde também.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *