Vender um imóvel não é uma tarefa simples, e quando queremos ganhar o valor justo poe ele, é preciso esperar um bom tempo – afinal, imóveis são os bens com menor liquidez no mercado, a capacidade de receber dinheiro rapidamente por um investimento.

Mas quantas vezes estamos no dilema entre precisar de dinheiro rápido e tentar não perder valor na venda? Pensando nisso, separei algumas dicas de como vender seu apartamento mais rápido.

Talvez algumas delas ajudem você a fechar negócio no tempo desejado. Com elas você tem mais chances de vender seu imóvel rápido e logo adquirir um apartamento Ipanema.

01 – Peça um preço justo pelo seu apartamento

Muitas pessoas usam a tática de subir o preço para depois ter espaço para negociar. Em tempos de pesquisas online, isso pode tirar o seu imóvel de uma relação feita com valores médios justos.

O ideal é partir para o preço que você considera justo, porque vai atrair mais pessoas e elas terão menos espaço para achar que seu imóvel vale menos.

02 – Está difícil definir o preço justo pelo seu apartamento?

Certamente um imóvel é bem mais do que o número de quartos, quantas vagas na garagem e o tipo de piso; existe uma série de fatores que você pode explorar como valorizadores, como a proximidade do metrô – dependendo do bairro, claro, porque em área de alto padrão pode ser depreciativo.

Os fatores para compor o preço justo são muitos: o andar do apartamento, as funcionalidades do condomínio, a localização, os serviços próximos. Pode ser muito complexo chegar ao preço: você pode chamar um corretor para avaliar.

03 – Reformas? Evite!

Mesmo que haja algo que esteticamente não seja bom, pode ser melhor deixar como está e formar um preço considerando o problema do que investir em uma reforma, gastar mais do que o previsto e o pior: nunca conseguimos repassar o total gasto para o preço.

Talvez um desconto por causa da infiltração seja melhor – e vender – do que gastar energia, tempo e dinheiro por algo que provavelmente não vai impactar no preço – só algumas reformas estéticas, como criar um loft, podem resultar em uma valorização. Podem.

Além disto, o comprador pode reformar o imóvel depois da compra e o seu trabalho terá sido em vão.

04 – Deixe o imóvel pronto para ser visitado

Ocupado ou vazio, é essencial que o visitante possa avaliar o imóvel com calma e sem dificuldades. Se estiver vazio, providencie uma boa faxina para que os pisos, por exemplo, estejam limpos e fáceis de perceber cores e o estado.

Se estiver morando nele, arrume tudo de forma que o futuro comprador possa ver as instalações, piso, rodapés, testar luz e gás, medir algum espaço. Se você tem cachorro e crianças, cuide pra que ele não incomode o visitante.

Lembre-se: para ele é um momento crucial da vida e das finanças. Se não tiver certezas, não vai comprar.

05 – Tenha todos os documentos em mãos

Pode ser uma conversa em um café com um possível comprador ou uma visita ao apartamento, é fundamental que ele possa ver os documentos atestando a real situação do imóvel.

Está se separando ou acabou o inventário? Mostre a documentação confirmando que o imóvel está em seu nome. Tem imposto atrasado? Mostre. Melhor ser sincero, o comprador pode assumir – mas esteja preparado para um choro no preço.

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *