4 motivos para começar a praticar esportes hoje mesmo!

O sedentarismo está presente, segundo alguns estudos, em 46% dos brasileiros.

É um número impressionante, pelo lado negativo, se lembrarmos que estamos em um país com um dos maiores litorais do mundo – onde se pode praticar uma série de esportes e exercícios – e uma vocação histórica para o cuidado com o corpo.

A vida moderna e estressante, exigindo mais compromissos e responsabilidades, impõe uma rotina onde os cuidados com a saúde são cada vez menores, principalmente os esportes, que exigem uma rotina e horário definidos para obter resultados reais.

Meses ou anos de descuido acabam cobrando um preço alto: a saúde deteriorada e uma série de doenças, algumas das mais graves, que acabam exigindo restrições de vida ainda maiores que os sacrifícios para ir a uma academia ou pista de corrida.

Mas nunca é tarde para mudar de postura e cuidar do único bem que realmente é nosso: a saúde. Vamos falar de 4 motivos para começar a praticar esportes hoje mesmo.

Quer fazer uma academia? Veja essas dicas para fazer uma boa escolha

O Brasil tem a segunda maior quantidade de academias no mundo, só ficando atrás dos Estados Unidos. E elas tem por característica se atualizarem muito sobre as tendências dos exercícios físicos – o Crossfit é uma delas, que cresceu muito nos últimos anos.

Por este motivo, você certamente terá muitas poções perto de casa, mas deve pensar em alguns pontos antes da escolha:

Defina claramente que práticas que você deseja fazer

Já vai longe a ideia de que apenas algumas modalidades podem trazer resultados. É muito importante que a pessoa se sinta bem, praticando o que gosta e sem se sentir entediada ou fazendo algo por obrigação.

Pesquise a reputação

É importante buscar informações dos amigos, colegas e também nas redes sociais, sobre os professores, as instalações e o que a academia oferece.

Visite as academias e conheça a programação

Visitar as academias é fundamental para que você avalie as instalações, veja as aulas em funcionamento, perceba se a refrigeração funciona, se a piscina é aquecida e outros itens. Veja também a agenda usada, se as aulas do seu interesse estão em horários que você pode frequentar.

Invista em vestuário adequado

Avalie a sua reação orgânica a um ambiente com determinada temperatura e umidade para vestir roupas que deixem seu corpo confortável para praticar, como por exemplo calça legging fitness.

Pratique esporte hoje 01: controlar o peso corporal

Este é um dos motivos principais, não só pela estética, mas pela prevenção de uma série de doenças decorrentes do sobrepeso – algumas muito conhecidas e graves, como o diabetes, a hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

É consenso entre médicos que o aumento da expectativa de vida e a qualidade dela estão diretamente relacionadas à preservação do peso em condições saudáveis.

Pratique esporte hoje 02: melhora a qualidade do sono

O bom sono é fundamental para a vida moderna; é preciso dormir com qualidade para ter o corpo descansado e com capacidade de acumular a energia necessária para exercer todas as atividades do dia a dia.

A prática de esportes ajuda o corpo a gastar energia e naturalmente solicitar descanso, que vai se refletir em um sono mais pesado e com mais qualidade. Para que isto seja mais eficaz, devemos evitar a prática próxima do hora de dormir, para que a endorfina liberada não desperte o corpo e crie um sono muito superficial.

Pratique esporte hoje 03: combate a ansiedade e eleva a autoestima

Por falar em endorfina, o esporte libera este neurotransmissor que atua na sensação de bem-estar da pessoa. Isto é fundamental para combater a ansiedade, a depressão e aumentar a autoestima.

Pratique esporte hoje 04: melhora o condicionamento físico

A prática esportiva permite que o corpo ganhe flexibilidade, resistência, força e potência, cada habilidade em maior ou menor grau, conforme o tipo de esporte escolhido.

Porém, seja qual for a modalidade escolhida, ela trará enormes ganhos para o corpo, aumentando a disposição para movimentos do dia a dia e prevenindo contra cãibras e estiramentos decorrentes da fragilidade e cansaço.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *